sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

luminária em PVC, cipó e bambu rústico nas cores vermelho,amarelo e verde.


considerar a capacidade  de suporte  do ecossistema,e entender  que vivemos na era dos limites ,o desenvolvimento que não é capaz de  incorporar critérios de sustentabilidade de considerar as respostas  as necessidades do presente  com direito as gerações futuras não é desenvolvimento ,da mesma forma a preservação ambiental que não considera as reais necessidades  materiais para alcançarmos o desenvolvimento social não é viável


.Racionalização do uso do meio ambiente,e da proteção das áreas ameaçadas de
A grande quantidade de lixo gerada nos centros urbanos tem contribuído para o esgotamento dos aterros sanitários. Só a   cidade do Rio de Janeiro, por exemplo, produz oito mil toneladas diárias de lixo. Desse total, boa parte pode se destinar à reciclagem, e é por isso que a coleta seletiva se torna tão importante.

A separação do lixo, seguida do encaminhamento aos catadores, diminui o impacto ao meio ambiente, gera renda e emprego para milhares de pessoas.  Em muitas cidades, as próprias empresas responsáveis pela limpeza recolhem os resíduos separados pelos moradores e encaminham à reciclagem. Adote também a coleta seletiva em sua casa ou condomínio.



É uma questão de cidadania. E o direito de todos viver em um mundo cada vez melhor.
degradação. através da idéia de desenvolvimento sustentável ,em que uma geração
COLETA SELETIVA.


























                                                  














Atualmente, a cidade produz 8.000 toneladas diárias de lixo. 
Se todo o material que pudesse ser reaproveitado fosse reciclado
, esse montante diminuiria em até 35%. No Rio, no entanto, nem 1% chega à reciclagem.
Apesar de ínfima, essa porcentagem não está apenas modificando os materias, mas a vida das pessoas. A pernambucana Maria de Lourdes Jesus, 56 anos, chegou ao Rio de Janeiro em 1976. Trabalhou alguns anos como empregada doméstica e muitos outros como camareira em hotéis. Hoje, com mais oito mulheres da comunidade do Morro Dona Marta, em Botafogo, ela faz parte do Grupo de Mulheres Costurando Ideais e tem a certeza de um futuro promissor.
Formado há seis anos, o grupo, que trabalha principalmente com a reciclagem de roupas e retalhos, consegue os tecidos através de doações e garimpando o lixo das confecções de moda dos bairros de Botagofo e Jardim Botânico.
- Nós somos catadoras de lixo - faz questão de salientar Martha Loureiro, 46 anos, que há dois faz parte do grupo e foi quem ensinou a suas companheiras as técnicas para reciclagem de roupas. - As pessoas têm preconceito. A consciência ecológica do brasileiro é extremamente pequena. Isso não é lixo, é a matéria prima do nosso trabalho.
Apesar de ainda não conseguirem se sustentar exclusivamente com a venda das peças, uma parceria com a loja multimarcas Casa das Meninas está ampliando os horizontes. O grupo foi contratado para confeccionar 700 vestidinhos de boneca que serão os convites de divulgação da nova coleção da grife.
- Eu me surpreendi com o potencial dessas mulheres - afirma Patrícia Siqueira Campos, proprietária da loja. - Quando acabar esse trabalho, vamos manter a parceria de outra forma.
Na contra-corrente da Casa das Meninas, a grife Lenny, que proporcionava um dos lixos mais fartos da Costurando Ideais, decidiu picotar os retalhos de tecido num tamanho que não pudessem ser reaproveitados. A justificativa da loja foi a de que os tecidos não        poderiam ser usados para confeccionar peças inteiras de roupas.
Também no Morro Dona Marta, o serralheiro Adilson Benedito Alves criou o projeto Brincando Como Criança. Através do reaproveitamento do ferro, Adilson faz porta-retratos com figuras desenhadas pelo filho Murilo, de 10 anos.
- A iniciativa começou quando me dei conta do problema que o lixo representava para a comunidade - conta o serralheiro. - É também um grande estímulo para as crianças do Dona Marta. Elas conseguem ver que um futuro melhor pode surgir até do que é considerado lixo.
A ONG Recicloteca, que existe desde a década de 70, além de ensinar técnicas de reciclagem, ajuda na formação de cooperativas de catadores e possui uma espécie de galeria de objetos feitos com material reciclado. Lá, existem vestidos feitos com papéis de bala, bolsas de latinhas, brincos de jornal, cortinas de garrafas plásticas e outros objetos feitos por artesãos de todo o país.
Além da coleta seletiva feita pela Comlurb desde 2001, a cidade do Rio possui cooperativas de catadores em quase todos os bairros, que buscam o lixo na casa dos moradores. Os endereços e telefones podem ser encontrados no sitewww.recicloteca.org.br, que também possui informações sobre cursos e materiais reaproveitáveis.
- Nos 20 anos em que trabalho como catador, muita coisa mudou, mas a mentalidade das pessoas continua a mesma - conta Flávio Ribeiro Leite, 35 anos, que trabalha numa cooperativa de catadores em Botafogo. - A quantidade de moradores que faz a separação do lixo em casa, primeiro passo da reciclagem, é praticamente a mesma de duas décadas Do carioca depende de mais cuidado com a saúde e o meio ambiente . Nestas duas áreas nos chamamos a atenção para a falta de políticas públicas e recomendamos  as ações de caráter preventivo apostando num futuro mais consciente e sáudável para a população do Rio rio de janeiro.

ventiladores, Grades, mesas, mesas viram abajures, abajures viram cadeiras, cadeiras viram penteadeiras. Esses milagres aparentes são fruto do trabalho de dezenas de grupos, cooperativas e ONGs espalhados pelas ruas e morros do Rio, que mostram como o que é considerado lixo pode ser transformado em emprego e educação.

























































































Um comentário:

  1. Há um pseudo artesão no Orkut, Alumiar Luminárias,
    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=7091591400153555853 , colocando fotos de trabalhos teus como sendo de autoria dele, fazendo o mesmo comigo e com outros artistas.
    Já escrevi para ele e apreciaria se você fizesse o mesmo, fazendo pressão para que ele pare com esta prática desleal e anti ética. O e-mail dele é alumiarluminarias@gmail.com
    Agradeço antecipadamente tua atenção....

    ResponderExcluir

Seguidores